o que avaliar ao alugar carro

O que avaliar na hora de alugar um carro?

Até pouco tempo atrás, o aluguel de carros era um assunto pouco comum no Brasil. Mas, recentemente, cada vez mais pessoas optam por essa modalidade, que em muitos casos mostra-se mais viável, inclusive financeiramente.

Como exemplo, podemos citar alguém que reside no sul ou sudeste do Brasil e que vai a passeio ao nordeste. Provavelmente a soma dos valores das passagens e do aluguel do carro no destino será menor que o valor gasto no trajeto com combustível, alimentação e hospedagens. Isso sem contar o tempo ganho!

Mesmo que seja vantajoso em muitos aspectos, porém, alugar um carro também exige algum planejamento. Por isso, o post de hoje vai ajudar os interessados a fazerem a melhor avaliação quando chegar a hora de alugar um carro. Continue lendo!

Antes de alugar

O que avaliar para alugar um veículo

Antes de mais nada, é preciso determinar qual é a necessidade de se alugar um carro, para partir daí determinar qual o tipo de carro atenderá melhor à sua demanda. É importante lembrar que a maioria das locadoras mantém frotas com categorias parecidas de veículos, que partem das mais básicas, com motor 1.0 e sem opcionais, até categorias especiais, como sedãs de luxo ou até mesmo vans. Para acertar na escolha e descobrir o carro ideal, considere os itens abaixo:

Perfil pessoal

Faça uma reflexão a respeito do seu estilo de direção para escolher o modelo perfeito. Quem exige conforto e potência dificilmente vai se satisfazer com os carros das categorias mais básicas.

Quantidade de passageiros

A maioria das locadoras possui veículos de 5 a 7 lugares. Lembre-se de que os de maior capacidade geralmente têm os valores de diárias mais salgados e leve isso em consideração.

Destino

Qual é o destino final do seu trajeto? Se for o campo, é melhor pensar em um SUV. Por outro lado, para trajetos urbanos, a maioria dos carros disponíveis poderá atender suas necessidades.

Utilização

Se for transportar algo volumoso, uma picape será a escolha certa.

Outro ponto importante é pesquisar entre as locadoras disponíveis para saber qual oferece melhor custo-benefício, além de conhecer as condições contratuais. Além disso, as locadoras oferecem diferentes tipos de coberturas de seguros, caso haja algum sinistro. Leve em consideração também que, conforme a cobertura for mais abrangente, maior será também o valo do seguro.

Ainda há a possibilidade de obter outros serviços, como entrega em local diferente da retirada, ou até mesmo locação de periféricos, como GPS ou cadeiras para crianças.

Na locadora

O que avaliar ao alugar um carro

Embora o processo de aluguel de um carro não seja complicado, é preciso considerar alguns pontos importantes.

As exigências mais comuns para se alugar um carro são ter 21 anos de idade ou mais, ser habilitado há mais de dois anos e possuir cartão de crédito ou cheque, que serão usados como garantia de pagamento da franquia do seguro.

Atendidos esses pré-requisitos, é muito importante que se acompanhe a vistoria feita na locadora, que garante que o carro entregue a você não tem defeitos, como amassados ou arranhados. Quando chegar a hora de devolvê-lo, esses itens serão checados novamente.

Antes mesmo de deixar o pátio da locadora, é interessante reservar um tempo para habituar-se aos comandos do carro, principalmente se você nunca tiver dirigido um modelo igual ao que está alugando. Lembre-se também de ir mais devagar nos primeiros quilômetros até estar totalmente acostumado com o carro.

Durante o uso

Alugando um carro com segurança

Atente-se para a limpeza do carro, pois, em casos mais graves de sujeira, a locadora pode cobrar uma taxa adicional para limpar o carro. Em caso de acidentes, é preciso já saber de antemão como entrar em contato com a assistência e quais procedimentos devem ser tomados junto à locadora. Se for o caso de compartilhar a direção com outras pessoas, busque informar-se na locadora antecipadamente, pois pode ser necessário cadastrar os outros condutores.

E então? Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba notícias que o ajudarão a fazer as melhores escolhas quando for alugar um carro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>