km-livre-ou-controlado

KM livre ou controlado, qual a melhor opção no aluguel de carros?

Na hora de alugar um carro, sempre bate aquela dúvida: escolher km livre, controlado ou franquia de rodagem? A resposta para essa pergunta depende de dois fatores principais: preço e trajeto que se pretende percorrer.

As locadoras oferecem diferentes modalidades de locação, que devem ser analisadas caso a caso, para se chegar à melhor relação de custo-benefício. Para você fazer a opção certa na sua próxima locação e poder viajar tranquilo, confira as dicas a seguir.

Aluguel de carro com km controlado

A modalidade de locação de automóvel com km controlado é mais indicada para pessoas que precisarão andar distâncias curtas. Nesse caso, o cliente paga a diária, que é, geralmente, mais barata, taxa de serviço e os quilômetros rodados.

Por exemplo, para quem faz viagens rápidas a trabalho, de um só dia, a locação por km controlado pode ser uma ótima opção. No entanto, é importante que o locatário saiba de antemão a quilometragem exata que irá percorrer, bem como o trajeto na cidade, para não se perder no caminho e evitar gastos a mais.

Locação de automóvel com km livre

Já o aluguel de carro com km livre é adequado para pessoas que farão longas viagens ou que não sabem, com antecedência, quantos quilômetros irão andar. Nesses casos, o locatário paga o valor da diária e as eventuais taxas de serviço, mas não tem limite de rodagem.

Essa modalidade é indicada, por exemplo, para famílias que farão viagens de férias e que querem conhecer diversos lugares, sem se preocupar com a quilometragem percorrida. Portanto, a locação com km livre é a que mais oferece muito mais liberdade de condução para o motorista e para os passageiros.

Aluguel de veículo com franquia de rodagem

As locadoras ainda oferecem uma modalidade de aluguel intermediária, em que o cliente tem uma quilometragem disponível por dia, por exemplo, no caso da Rede Brasil oferecemos 100 km por dia. Nesse caso, o locatário paga a diária, taxas de serviço e possui a quantidade de quilômetros para percorrer.

Caso ultrapasse o limite contratado, o cliente pagará por km excedido. Conhecendo, de antemão, o trajeto que será percorrido, essa opção de aluguel se torna muito interessante também pois é mais econômica para quem vai andar menos com o carro alugado.

Escolha da melhor opção

Para fazer a escolha certa na hora de alugar um carro, é importante que o locatário já tenha uma noção prévia de como será a viagem. Nesse sentido, conhecer o local para onde se vai pode pesar na escolha da modalidade de aluguel. Afinal, mesmo com a ajuda de GPS, é possível ter que percorrer quilômetros extras quando não se conhece bem determinada localidade.

Antes de bater o martelo sobre a escolha do tipo aluguel — com km livre ou controlado —, é recomendável fazer uma pesquisa das várias opções oferecidas pela locadora. Avaliar os preços totais da locação, que incluem eventuais taxas de serviço e cobertura contra colisões, além dos custos com combustível na cidade para onde vai viajar, é essencial para chegar à opção que melhor atenda às suas necessidades.

E você, na hora de alugar um carro, prefere a locação com km livre, controlado ou com franquia de rodagem? Deixe sua resposta nos comentários do blog!

Aluguel de carros Brasil

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] está em uma região onde tem muito a explorar e não quer depender dos outros para se locomover, alugue um carro e desbrave as […]

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>