postura-de-dirigir

Dores no corpo? Aprenda a evitar em viagens

A Organização Mundial da Saúde já alertou que 80% de toda população mundial terá dores nas costas ao menos uma vez na vida. E seja em viagens a trabalho ou a passeio, ficar sentado em uma mesma posição durante um longo período pode ser muito prejudicial à saúde e causar intensas dores no corpo.

Se você viaja constantemente a trabalho, provavelmente já sentiu algum desconforto após o trajeto de uma cidade a outra, certo? Para lhe ajudar a evitar esse quadro, daremos 5 dicas simples e muito importantes para quem faz viagens de negócio ou está se preparando para um longo período de estrada. Acompanhe!

Leve os apoios necessários

Leve consigo um apoio para sua lombar e/ou seu pescoço para adaptar corretamente sua coluna ao assento. Uma toalha pode fazer muito bem essa função: enrole-a e a posicione em sua nuca. Para as costas, coloque-a em sua lombar para provocar a curvatura natural de sua coluna.

Também é importante que você mantenha seus pés em posição confortável e seus joelhos alinhados adequadamente. O ideal é que suas pernas formem um ângulo de 90 graus, mais do que isso deixará sua coluna sobrecarregada. Nesse caso, você pode utilizar um apoio para pés ou um objeto que os mantenha na posição correta e confortável.

Evite deitar no banco de trás do carro em posições que desalinhem sua coluna. Apesar de parecer confortável, é melhor evitar dores futuras. E lembre-se: sempre utilize cinto de segurança nos bancos traseiros, independentemente da posição em que estiver. Esse hábito pode salvar sua vida e a dos outros passageiros.

Evite carregar peso

Troque sua bolsa de mão por uma mala com rodinhas. Além de muito mais prática, ela evitará dores. E atente-se ao carregar peso. Mesmo as bagagens com rodas precisarão ser colocadas no bagageiro ou no porta-malas do carro. Ao levantar uma carga mais pesada, não o faça de uma vez só, principalmente se forem alocadas em lugares mais altos.

Movimente-se e alongue-se!

Antes, durante e depois de sua viagem, alongue-se! É imprescindível que você movimente seu corpo a cada duas horas. E isso significa levantar-se, caminhar um pouco e fazer alguns alongamentos. Se estiver em uma posição muito rígida, não hesite em movimentar-se com ainda mais frequência.

Poucas pessoas têm esse hábito fundamental para relaxar os músculos. Ao se alongar, você ativa sua circulação e o fluxo de sangue em seu corpo, evitando que os músculos fiquem tensionados, principalmente em longos períodos na mesma posição.

Experimente os seguintes exercícios:

  • Relaxe o pescoço e faça movimentos circulares com a cabeça. Gire dez vezes para a direita e dez para a esquerda.
  • Coloque sua mão direita na escápula esquerda e segure seu braço nessa posição por alguns segundos. Repita o movimento com o outro braço.
  • Segure seu pé direito com a mão esquerda, passando por trás de suas costas. Segure por alguns segundos e repita o movimento com a outra perna.
  • Levante seu joelho direito à frente e segure sua perna com as duas mãos por alguns segundos. Repita com a outra perna em seguida.

Viaje confortável

Use roupas leves, que não lhe incomodem ou prendam a circulação. Assim você terá uma preocupação a menos e ficará o mais confortável possível para descansar durante a viagem.

Distraia-se e relaxe

A ansiedade aumenta a chance de tensionar os músculos e provocar dores no corpo. Ocupe sua mente com atividades que lhe distraiam, como livros, filmes e séries — que são ótimos companheiros de viagens. Se estiver dirigindo, coloque no som uma playlist agradável.

Após ler todas as nossas dicas, você está pronto para seguir viagem sem dores no corpo! Não deixe de colocá-las em prática e compartilhá-las com colegas que também viajam frequentemente. Tem outras dicas para evitar as incômodas dores no corpo? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

Agora, se precisa de uma viagem confortável mesmo, com tudo que você precisa, sem ficar tenso com nenhum problema, alugue carro com a Rede Brasil Aluguel de Veículos! Aqui a gente cuida de tudo pra você curtir tranquilo a sua viagem.

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>