dirija-na-chuva-seguranca

Saiba como dirigir na chuva com segurança

Junto da baliza, dirigir na chuva está entre os maiores temores de motoristas iniciantes e até de veteranos, considerando que a atenção deve ser redobrada para evitar acidentes.

A boa notícia é que, além de noções básicas de direção defensiva, existem outras dicas que podem ajudar você a dirigir na chuva com mais confiança e segurança. Para que um clima tempestuoso não seja motivo para nublar o horizonte das suas próximas viagens, confira o post de hoje:

Reduza a velocidade ao dirigir na chuva

Quando nuvens carregadas deságuam sobre as nossas cabeças, a visibilidade no interior do veículo é reduzida. Por isso, a primeira coisa a fazer é manter a calma e reduzir a velocidade a uma média mais segura para prevenir acidentes.

Com a pista molhada, é bom evitar ultrapassar dos 70 km/h. Assim, há tempo para frear com segurança, garantindo a boa tração dos pneus. A velocidade também não é devagar demais a ponto de parar o veículo ou causar lentidão no trânsito.

Garanta uma distância segura

Com a velocidade ajustada, é hora de focar no veículo à frente e nos que vêm logo em seguida, de acordo com os seus espelhos retrovisores. É comum, durante chuvas fortes, que os motoristas se surpreendam por algo na pista e façam manobras abruptas. Manter uma distância de 2 carros, aproximadamente, tende a ser o suficiente para prevenir acidentes.

Use o farol para sinalizar sua presença

Independentemente do horário, se há ameaça de chuva, convém ligar os faróis baixos. Além de servir como uma sinalização de sua presença para os outros carros, isso contribui com uma visibilidade mais clara da pista. Em casos em que as violentas tempestades de verão castigam incessantemente o seu caminho, insista no farol baixo, mas com o auxílio do farol de milha para se guiar.

Não enfrente trechos alagados

Muita chuva é capaz de transformar largas avenidas em piscinas nem um pouco convidativas. Com o risco de alagamento iminente, vale prestar atenção se o nível da chuva já ultrapassou a metade dos pneus. Se sim, não siga em frente.

Caso a altura da água ainda esteja baixa, siga viagem com a primeira marcha engatada, apenas, até sair do trecho alagado. Mas, se chuva apertar ainda mais, limitando as possibilidades de tráfego e a visibilidade a zero, procure uma área de abrigo, como postos de gasolina, para esperar por melhores condições climáticas.

Tenha cuidado com a aquaplanagem

Tanto na cidade quanto em uma das muitas belas estradas do país, existe o risco de aquaplanagem. Esse é um fenômeno em que uma camada de água fica entre os pneus e o asfalto, fazendo com que o veículo perca o contato com o solo.

Isso ocorre quando o veículo está em uma velocidade mais alta (daí uma incidência maior em estradas), o que não significa que na cidade a atenção deva ser menor. Em situações assim, o mais indicado é tirar o pé do acelerador, manter as mãos firmes na direção e, em hipótese alguma, frear, pois a manobra pode desestabilizar o veículo.

Dirigir na chuva é uma tarefa possível, só exige um pouco mais de cuidado. Com as nossas dicas, você vai chegar no seu destino com segurança, mesmo debaixo de chuva!

Compartilhe conosco suas experiências e, se tiver outra dica, deixe nos comentários!

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>