dicas-direcao-defensiva

Direção defensiva nas estradas: garantindo uma viagem segura

Seja saindo de férias ou apenas para aproveitar um feriado prolongado, alguns cuidados na estrada são essenciais para que você consiga chegar com segurança ao seu destino. Afinal, é possível que você encontre pela frente estradas de terra ou vias cujo acesso seja difícil, além de vários imprevistos.

Diante disso, a direção defensiva é fundamental para que você tenha uma viagem segura. Acompanhe nosso post de hoje e veja dicas de direção defensiva, direção na chuva, ultrapassagem e muito mais.

Direção defensiva

A direção defensiva é a maneira ideal para evitar acidentes no seu cotidiano e se torna ainda mais importante durante viagens, uma vez que as estradas oferecem riscos constantes. Por exemplo, ultrapassagens que desrespeitem a sinalização em vias de mão dupla podem resultar em acidentes sérios.

Existem muitas práticas de direção defensiva que podem ajudar a garantir uma viagem segura. Fique atento ao limite de velocidade e à sinalização; afinal, na estrada, além de graves acidentes, todos correm risco de multas por infrações. Além disso, diminua a velocidade nas curvas e quando você avistar placas sinalizando a presença de animais na pista, pois isso te dará mais tempo de reação se for necessário.

Dirigir na chuva

Ao dirigir na chuva as dificuldades aumentam e, com isso, o risco de acidentes é maior. Por esse motivo, é importante observar a quantidade de água nas vias e só seguir viagem se ela estiver abaixo da metade do pneu.

Ligar limpadores, desembaçadores e ar-condicionado é fundamental, pois evita que os vidros embacem e garante a boa visibilidade da via. Outro detalhe que faz diferença ao dirigir na chuva é manter uma distância do veículo da frente que te permita visualizar os 4 pneus. Dessa forma, caso seja necessário frear bruscamente ou desviar de obstáculos inesperados, você terá mais tempo de reação.

Também não custa nada lembrar que, quando a estrada está molhada, o atrito do pneu diminui, por isso o tempo de frenagem é maior. Além disso, o controle do veículo é mais difícil nesses casos; portanto, coloque a direção defensiva em prática e diminua a velocidade, especialmente quando a visibilidade estiver comprometida.

Ultrapassagem

Alguns cuidados são fundamentais antes de realizar ultrapassagens. Antes de tudo, tenha certeza de que a sinalização permite e, caso haja placas ou faixas indicando o contrário, não ultrapasse. Não se esqueça de levar em consideração a potência do carro, a velocidade e a situação da pista na hora de calcular se é seguro ultrapassar.

Também veja se o veiculo à sua frente ou o que está atrás de você também pretende ultrapassar e sempre sinalize com antecedência, usando a buzina ou piscando  o farol de luz alta. Assim, além de os outros veículos ficarem cientes da sua intenção, o carro da frente pode te ajudar na ultrapassagem.

Cuidados gerais

As estradas proporcionam inúmeras dificuldades, por isso é essencial estar preparado para os imprevistos e aplicar seus conhecimentos sobre direção defensiva. Caso esteja dirigindo à noite, por exemplo, só utilize a luz alta quando não vier nenhum veículo no sentido oposto, para não cegar o motorista. Além disso, ao visualizar algum perigo ou acidente na pista, sinalize piscando o farol para os outros condutores, para que todos fiquem atentos.

Por último — mas não menos importante! —, nunca dirija se estiver cansado, principalmente se não tiver experiência na estrada. Se for preciso, procure algum lugar para descansar ou divida o volante com outro motorista.

O que achou das dicas de hoje? Viu como a direção defensiva pode garantir uma viagem segura? Deixe sua opinião nos comentários!

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>