Avaliando o carro de aluguel

Colocando em prática a direção defensiva.

Quando você está atrás do volante, é preciso fazer mais do que olhar para frente. Na verdade, muito mais. Como dirigir por você e pelos outros; manter uma distância segura dos outros carros; e evitar falar ao celular enquanto dirige. Adotando uma direção defensiva, você pode se safar de um acidente – ou até mesmo de brigas de trânsito.

1. Não confie nos outros motoristas

Sempre preste atenção nos outros motoristas. Não pense que eles sabem o que estão fazendo e nem que você sabe o que eles pretendem fazer. Esteja sempre precavido, caso ele acabe fazendo alguma “loucura”. Mesmo se estiver passando no farol verde, mantenha os olhos abertos para os motoristas potencialmente perigosos, como veículos lentos ou querendo cruzar o farol vermelho.

2. Mantenha os olhos (bem) abertos

Use todos os recursos visuais em seu carro. Além de olhar para onde está indo, preste atenção nas laterais e em quem vem atrás. Sempre mude de faixa com antecedência quando estiver chegando a um cruzamento, e cheque o ponto cego antes de fazê-lo. Se um carro se aproximar rapidamente, dê sempre passagem. Além disso, é fundamental prestar atenção nos perigos das ruas, como buracos, zonas de construção ou veículos parados. Esteja sempre esperto com grandes caminhões e tente ultrapassá-los rapidamente.

3. Mantenha a distância

Sempre atento: freie com antecedência se vir algum problema adiante. Isso te dará mais espaço de parar o carro com segurança. E mais tempo para quem vem atrás conseguir fazer o mesmo. Se deixar para ultima hora, pode ocorrer um engavetamento. E claro, a distância segura vai depender do clima, trânsito e visibilidade. Quando pior as condições, mais espaço do carro da frente você deve ter.

4. Use o cinto de segurança

Sempre utilize o cinto de segurança, mesmo se for à padaria perto de sua casa buscar alguns pãezinhos. Estudos comprovam que grande parte dos acidentes em que o motorista não estava usando cinto ocorrem perto de casa. Por ser uma área conhecida acaba-se prestando menos atenção ao movimento. E alguns têm o péssimo hábito de tirar o cinto quando já estão chegando em casa.

5. Evite brigas no trânsito

Mantenha suas emoções sob controle. Você não vai querer perder a vida por uma briga de trânsito, vai? Não deixe que motoristas folgados te tirem do sério com algumas fechadas ou colando atrás de você. As estatísticas mostram que brigas nesses casos podem ser fatais e a maioria por motivos banais. Lembre-se do item 1 e releve. Será bem melhor, acredite.

Conclusão

Afinal, o propósito de uma condução defensiva é evitar colisões sempre que possível, então se você seguir estas regrinhas, dificilmente irá se envolver em acidentes. E o que todo mundo já sabe ou deveria saber: se beber, não dirija! A cidade, os motoristas e os pedestres agradecem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>