dirigindo-na-lama

Aprenda a dirigir um carro na lama e evite sustos!

Viajar de carro pode ser muito prazeroso, principalmente levando em consideração as maravilhas que nosso país oferece. Porém, muitos desses lugares só são acessíveis por caminhos difíceis, que exigem habilidades de direção que não são utilizadas no dia a dia urbano.

Nosso post de hoje é tanto para quem tem espírito aventureiro e gosta de estradas de terra quanto para quem é mais urbano e quer se prevenir para não ser pego de surpresa com o carro na lama, quando for visitar cachoeiras, vilarejos e fazendas. Aprenda como dirigir nessas situações e não passe sustos!

Escolha um veículo apropriado

O comportamento do carro na lama é completamente diferente, principalmente em consequência da perda de tração no solo escorregadio. Outro risco que se corre e que pode acabar com a viagem é o de atolamento.

Então, se a viagem for planejada e você souber que vai enfrentar trechos lamacentos, faça o possível para realizá-la com um veículo apropriado. Existem 2 características que são desejáveis nessas situações, e são encontradas em veículos como picapes e SUVs:

Altura do veículo

Em estradas de lama, o principal fator de atolamento são os sulcos formados pelas rodas dos carros, que acumulam água e podem ceder com o peso do carro. Se o fundo do veículo raspar na parte mais alta, entre os sulcos, dificilmente os pneus vão conseguir tracionar.

Com um carro mais alto, mesmo que não dê para fugir dos sulcos, será mais difícil que o fundo raspe nas partes altas, permitindo que se permaneça sempre em movimento.

Veículo com tração 4×4

Para casos mais complicados, com a estrada tomada por lama escorregadia e principalmente em subidas, a tração 4×4 é de extrema ajuda, pois mantém todas as rodas atuando. Se uma das rodas escorregar e deixar de tracionar, as outras compensarão a falta de tração. Você não tem um carro com essas características? Não se preocupe, pois é possível alugar um!

Adote uma direção específica para o carro na lama

Independentemente de estar com um veículo apropriado para isso ou com um carro básico, é importante adotar algumas posturas de direção para seguir a viagem com o carro na lama de maneira segura e eficaz.

Antes de tudo, dirija devagar, pois a lama é escorregadia e, por isso, diminui a estabilidade e capacidade de frenagem do carro. Além disso, controle o acelerador suavemente, pois, ao acelerar bruscamente, as rodas podem girar em falso e o carro perderá a tração, ou aumentará o sulco caso estiver atolado, piorando ainda mais a situação.

Se o seu carro tem tração traseira, aumentar o peso da parte traseira pode ajudar a manter a estabilidade. Tente também manter os pneus sempre nas partes mais altas da estrada. Como mencionamos acima, os sulcos podem se tornar armadilhas por acumularem mais água e ficarem ainda mais instáveis e escorregadios.

Já se precisar parar o carro, utilize a técnica da frenagem cadenciada. Para isso, basta pressionar o pedal suavemente e soltá-lo, repetindo a operação o quanto for necessário. Frear bruscamente pode causar derrapagens pela perda de tração.

Se o carro começar a deslizar, pise levemente nos freios. Caso você não consiga parar, tente virar o volante na mesma direção e acelerar suavemente, a fim de retomar a tração.

Saiba como sair de um atolamento

Caso ocorra atolamento, a primeira coisa a se fazer é manter a calma, sair do carro e avaliar a situação.

Identifique a roda que está atolada (ou seja, girando em falso) e coloque abaixo dela pedras e pedaços de madeira, para que a roda tracione sobre esses materiais. Se possível, calce as outras rodas e faça uma trilha de material sobre a lama, que leve até uma parte mais estável da estrada.

Assim que as rodas estiverem calçadas, tente dirigir para a frente lentamente. Se preciso, alterne entre a primeira marcha e a marcha à ré, procurando a direção que ofereça a melhor tração. Diminuir a pressão nos pneus também aumenta a área de atrito com o solo e ajuda a melhorar a tração do carro na lama, mas só faça isso se tiver algum meio para enchê-los novamente.

Ficar atolado em uma estrada lamacenta pode acabar com o passeio de qualquer um, mas com essas dicas você estará preparado para enfrentar essas situações e continuar curtindo a viagem. Você já enfrentou dificuldades com o carro na lama? Conte pra gente nos comentários!

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>