destinos gastronomia brasileira

6 lugares brasileiros pra conhecer e comer muito bem

No post de hoje vamos abordar um assunto que todo mundo ama: gastronomia. O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais e nós, como bons brasileiros que somos, não podemos deixar de curtir as belezas comendo muito bem.

Por isso, destacamos aqui 6 destinos pra você aproveitar bastante e ainda comer muito bem, conhecendo mais da gastronomia brasileira. Confira:

A diversidade da cozinha pernambucana

comida-nordestina-sarapatel

Sarapatel

Uma rota de inúmeras belezas naturais, desde o litoral ao sertão, a diversidade representa muito bem a gastronomia de Pernambuco. O estado é o primeiro polo gastronômico do Nordeste, sendo o terceiro em todo o Brasil. Lá você vai encontrar um verdadeiro festival de sabores à sua disposição, começando com um café da manhã cheio de variedades, até um almoço bem típico como galinha de cabidela, sarapatel, chambaril, cozido, mão-de-vaca, buchada, e uma infinidade de sobremesas que você só encontra no Nordeste! Já no litoral há uma grande quantidade de receitas com frutos do mar e das regiões de mangues como peixe, camarão, a lagosta, marisco, polvo, ostra, caranguejo, guaiamum. Ou seja, opção é o que não vai faltar pra se deliciar na região!

A culinária paranaense e a sua deliciosa mistura

destinos-gastronomicos-brasileiros

Pierogi

Na gastronomia paranaense é impossível escolher um prato que resume a culinária local, já que a riqueza, tanto do litoral, quanto da Mata Atlântica é imensa! O barreado, um dos famosos pratos típicos de lá tem muitos fãs em todo o país, mas também podemos citar o peixe pintado servido na telha, o repolho do pão no bafo, a quirera branca, o pierogi, entre muitos outros. A diversidade de sabores se deu devido ao processo imigratório no Sul, onde a cultura foi se ampliando com a chegada de árabes, poloneses, portugueses, ucranianos, italianos, alemães, japoneses, e estes ainda não são todos! Com o tempo, os pratos foram sendo adaptados pela sabedoria da região e o resultado foi essa linda diversidade que podemos aproveitar hoje.

Saboreie uma viagem a Santa Catarina

culinaria frutos do mar

Camarões

Com uma diversidade similar ao Paraná, em Santa Catarina mais de 50 etnias se uniram para formar a cultura que o estado abriga hoje. E foi essa saborosa mistura que colocou Florianópolis no calendário internacional, quando recebeu o título de “Cidade Unesco da Gastronomia”. Desde 2015 a Capital é integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco! É um destino comprovado, hein?! No litoral de lá você poderá provar de frutos do mar com sabor único e temperos que só experimenta na região. E já noite interior, a carne suína protagoniza iguarias com temperos picantes e sabor forte regadas à cerveja!

A famosa e saborosa culinária baiana

culinaria baiana

Abará e Acarajé

A culinária da Bahia é autêntica, cultural, irresistível e desperta muita curiosidade em todo o mundo! Não dá pra visitar a Bahia sem pedir um acarajé bem quente que, neste caso, a palavra “quente” não é sobre a temperatura mas se refere à quantidade de pimenta no seu prato. É mesmo uma culinária poética, presente nas músicas de Dorival Caymmi, nos romances de Jorge Amado e no coração de muitos brasileiros. Vai aí um abará, um sarapatel, ou um delicioso beiju de sobremesa?

Uma farta mesa de comida mineira

comida-mineira

O sabor mineiro já se tornou propriedade cultural do Brasil inteiro. Em praticamente todo o país podemos encontrar restaurantes com a famosa comida mineira. A grande riqueza da gastronomia de Minas vai além do pão de queijo e da combinação de temperos e sabores. O uso da mandioca, do milho, e das carnes de boi, principalmente a carne de sol, levam para a mesa a simplicidade e o sabor de antigos hábitos desse povo, dando origem a pratos típicos da gastronomia mineira – e brasileira – como o feijão tropeiro e o angu. O leitão e o frango ao molho pardo também são ótimas opções para experimentar quando for visitar Minas Gerais.

O Espírito Santo além da moqueca capixaba

torta-capixaba-culinaria-espirito-santo

Um pequeno estado com muitas opções de destinos e grande em sabores. O Espírito Santo te oferece o clima de montanhas e também de litoral. Se for visitar a região, claro que não pode faltar a moqueca capixaba, mas você pode experimentar também a torta capixaba (que pode ser feita com mariscos, bacalhau, camarão), socol, comida tropeira e muitos tipos de café – o ES também é um polo brasileiro cafeeiro e terceiro maior produtor de café no mundo. E pra curtir tudo isso, muitos eventos gourmets e festivais gastronômicos movimentam o estado em várias épocas do ano.

Agora que já sabe aonde ir, que tal colocar o pé na estrada e curtir estes deliciosos destinos? Faça um orçamento de aluguel de carro aqui!

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>