aluguel-carro-facil

5 dicas para alugar um carro sem dor de cabeça

Alugar um carro pode ser uma saída para quem, por exemplo, bateu o próprio veículo e precisa de outro para trabalhar. A locação de automóvel para viagens de curto ou longo prazo também é convidativa, devido à relação de custo-benefício favorável, principalmente para quem quer conhecer diferentes lugares. Para as pessoas que vão alugar um carro pela primeira vez ou para aquelas que querem evitar transtornos na contratação desse serviço, é importante observar alguns requisitos. Veja, a seguir, 5 dicas para poder locar um veículo.

O carro e o plano certos

Para que você tenha a sensação de que realmente fez um bom negócio ao alugar um carro, é importante optar por um automóvel que de fato atenda às necessidades da sua viagem. Por exemplo, viajar para uma região serrana com um veículo 1.0 carregado não é uma boa escolha. Logo, leve em conta o percurso, a duração da viagem, a quantidade de pessoas e de bagagem, a necessidade de conforto, o uso de acessórios, como cadeirinha para criança, entre outros detalhes, antes de optar por uma categoria de carro.

Uma locadora de confiança

Alugar um carro é uma atividade que deve ser bem pensada, já que envolve a locação de um bem com valor considerável. Por isso, para ter a certeza de que receberá um veículo revisado e em plena condição de uso, procure uma locadora de confiança com vários anos no mercado. Conheça as condições de pagamento, como eventuais descontos, além de serviços adicionais, como assistência 24 horas, motorista executivo, entrega do veículo etc.

Requisitos para alugar um carro

Para não ter dor de cabeça na hora de locar um veículo, veja se você atende aos requisitos para locação, como ter 21 anos completos, ter carteira de motorista há mais de dois anos, não ter restrição de crédito, além de dispor de limite no cartão de crédito para poder contratar o serviço. O uso do cartão é indispensável para que seja feita uma pré-autorização do contrato, que funciona como uma espécie de garantia do pagamento. Logo, enquanto você estiver com o veículo alugado, uma quantia do seu limite ficará bloqueada.

Cuidado com as regras de trânsito

Se você fosse emprestar o seu carro para uma pessoa, provavelmente pediria que ela cuidasse ao máximo dele, não é mesmo? Como o serviço da locadora é oferecer veículos em perfeitas condições para os locatários, quem aluga um carro pode ter que pagar por eventuais danos que causou, como amassados ou possíveis multas. Por isso, ao locar um veículo, tenha bastante cuidado na direção e nas regras de trânsito. Zele pelo veículo como se ele fosse seu.

Retirada e devolução do automóvel

De preferência, reserve o carro com antecedência, para pagar tarifas mais baratas. Quando for retirar o veículo, faça uma vistoria junto a um representante da locadora, para checar o estado de conservação do carro, já que será feita outra verificação na devolução. Caso seja identificado algum defeito na volta, que não havia no automóvel antes da locação, o motorista poderá ter que ressarcir a empresa. Combine com a locadora as condições de devolução do veículo. Lembre-se de devolver o carro com o tanque cheio, para não precisar pagar pelo abastecimento fora à parte, pois pode sair bem mais caro do que num posto de combustível.

Se você fosse dar conselhos para um amigo sobre como alugar um carro, quais dicas daria? Conte pra gente nos comentários aqui do blog e ajude outros locatários. Participe!

Aluguel de carros Brasil

1 responder

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>