cuidados-para-nao-errar-alugar-um-carro

5 cuidados para não errar ao alugar um carro

Alugar um carro pode ser uma ótima opção para quem não tem automóvel, ou para quem tem, mas não quer usá-lo numa viagem a trabalho ou a lazer. Num passeio em família, por exemplo, a locação do veículo permite que os passageiros tenham maior liberdade para organizar o roteiro e, assim, escolher os lugares que querem visitar. Ainda assim, é preciso atentar para alguns pontos antes de contratar o serviço. Veja, a seguir, cinco cuidados para ter êxito na hora de alugar um carro.

Quem pode locar um automóvel?

No Brasil, via de regra, só pode alugar um veículo quem tem 21 anos completos e carteira nacional de habilitação (CNH) há mais de dois anos. Além disso, o motorista deve ter o nome limpo nos serviços de restrições de compras, bem como limite no cartão de crédito para pagar a caução, como forma de garantia de quitação do serviço. Essas exigências praticamente são padronizadas em todas as locadoras.

Alugar um carro de qual modelo?

Quando for escolher um automóvel para alugar, pense antes no número de passageiros, na quantidade de carga, no trajeto que será percorrido e no conforto ao longo da viagem. Com essas informações, fica mais fácil alugar um carro que atenda às suas necessidades. Saiba que as locadoras trabalham com categorias ou grupos de veículos, por exemplo, veículo popular 1.0, sedans, utilitários etc. Logo, nem sempre é possível optar por um modelo específico, mas sim uma categoria.

Qual é o melhor tipo de rodagem?

Na hora de fazer o contrato de locação, você terá que fazer a opção entre os tipos de rodagem oferecidos, por exemplo, quilometragem livre, controlada ou franquia (com um limite estabelecido). Faça essa escolha com base nas distâncias que pretende percorrer.

Que tipo de cobertura contratar?

Ao alugar um automóvel, é preciso pagar a diária, a chamada cobertura de risco e eventuais taxas de serviço. Conforme a locadora, existem diferentes tipos de cobertura, que podem abranger colisões, incêndio, furto, roubo, proteção a terceiros e assistência 24 horas. Os valores das coberturas variam conforme a abrangência dos serviços.

Se você vai viajar para um local que ainda não visitou e, portanto, cujas vias não conhece bem, é recomendável adquirir a cobertura que protege terceiros, para poder fazer a viagem tranquilamente. Lembre-se de que, caso precise acionar a cobertura contra sinistros, é indispensável fazer um boletim de ocorrência e levá-lo na locadora.

Como será feita a devolução do automóvel?

Antes de alugar um carro, faça um planejamento da sua viagem para saber onde irá devolver o veículo. Algumas empresas oferecem a opção de o cliente pegar o carro numa unidade e devolvê-la em outra, em uma mesma cidade. Quando a devolução ocorre em município ou mesmo estado diferente, o cliente precisará pagar a quilometragem de deslocamento. Além disso, é comum o locatário receber o carro com o tanque de combustível cheio e ter que entregá-lo da mesma forma.

Quando pegar o carro pela primeira vez, faça uma vistoria no exterior e no interior, por exemplo, quanto à lataria e a equipamentos de segurança, como triângulo, macaco e chave de roda. Isso porque a locadora fará uma inspeção na hora da devolução pelo cliente e, caso haja alguma avaria, o locatário talvez tenha que pagar pelo dano.

Como você pôde observar, alugar um carro pode ser uma opção com custo-benefício favorável, seja para viagens curtas ou longas, desde que se tomem alguns cuidados na hora de contratar o serviço.

Quer saber tudo sobre aluguel de automóveis e os melhores destinos de viagens? Então, curta a página da Rede Brasil Aluguel de Veículos no Facebook.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] talvez por acharem que não vão precisar ou pelo valor cobrado às vezes ser muito alto. Isso é um erro que não deve ser cometido. Lembre-se de que, ao efetuar o aluguel de um veículo, você se torna responsável por ele. Por […]

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>