dicas-viagem-chapada-diamantina

4 motivos para conhecer a Chapada Diamantina

As belas praias podem até ser a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o destino da viagem é a Bahia, mas o estado também traz atrações incríveis para quem gosta de fazer ecoturismo. Repleta de grutas, cachoeiras e rios, a Chapada Diamantina é um destino imperdível no roteiro de qualquer pessoa que gosta de curtir o melhor que a natureza tem a oferecer. Conheça algumas de suas atrações no post de hoje!

Vale do Capão

aluguel carro bahia

Localizado no distrito de Palmeiras, o Vale do Capão é um santuário ecológico no meio do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Algumas das cachoeiras mais famosas da região, como a da Fumaça — uma das maiores do país e da América do Sul, com quase 400 m de queda d’água — e a de Águas Claras, com vista para o Morrão, ficam nessa região.

Lençóis

Morro do Pai Inácio | Chapada Diamantina

Considerado a capital turística da região, Lençóis é a melhor opção para quem quer visitar muitos lugares em pouco tempo. Com diversas possibilidades de hospedagem, além de restaurantes e lojinhas de artesanato local, Lençóis costuma ficar lotada durante as férias e também tem programação animada fora de temporada.

Entre os passeios que saem de Lençóis estão a vista do Morro do Pai Inácio, cartão-postal da Chapada, e as grutas da Torrinha, Lapa Doce e Pratinha, onde é possível fazer flutuação. O Parque Municipal da Muritiba, que fica próximo ao centro da cidade, inclui cachoeiras e poços para refrescar.

Pinturas rupestres

Pinturas Rupestres - Chapada Diamantina/BA

Partindo de Lençóis, outra opção é o Complexo Arqueológico Serra das Paridas. Formado por 18 sítios arqueológicos, ele conta com quatro áreas de visitação onde é possível visualizar pinturas rupestres.

Cultura e arquitetura

Vale do Capão - Chapada Diamantina

As cidadezinhas da região são caracterizadas por casarões do século XIX e ruas de pedras que revelam as marcas do ciclo do ouro e diamante. Praças e igrejas complementam o visual, que chega a lembrar as cidades históricas mineiras devido às construções de inspiração barroca. Para os amantes da música, o atrativo é o Festival de Jazz do Capão, que reúne artistas renomados da música brasileira no Vale do Capão.

O melhor momento para ir

chapada diamantina ba

Durante o período de verão, as trilhas ficam enlameadas e não são tão boas para caminhada. Porém, as cachoeiras ficam mais bonitas no período de cheia e o calor é convidativo para se refrescar! O período mais seco, entre maio e setembro, é mais adequado para trekking, pois há poucas chances de chuva. Essa é também a melhor época para ver as águas bem azuladas no Poço Azul e no Poço Encantado, devido aos dias mais claros.

Viajando de carro

Devido à sua extensão, a Chapada Diamantina é um ótimo destino para conhecer de carro, mas é preciso organizar o roteiro e levar mapas e GPS para visitar as principais atrações da região. A viagem partindo de Salvador é longa — são 470 km. Dentro e fora do parque, há rodovias asfaltadas e estradas de terra, e é possível passar com automóveis sem tração. Para poupar o carro na estrada de chão ou para quem vai de avião, a melhor opção é alugar um veículo. Mesmo de carro, a maioria dos passeios só pode ser feita com guias.

Chapada Diamantina é extensa e é quase impossível conhecer tudo em uma só visita. Essa lista é apenas uma amostra de todas as atrações naturais que a Chapada Diamantina reserva para você. Se você já conhece ou sonha em conhecer esse destino fantástico, deixe um comentário!
Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>