4 dicas para alugar um carro

4 dicas na hora de alugar um carro

Alugar um carro não significa apenas pagar uma quantia e sair com o veículo por aí. Existem alguns requisitos para alguém ser um locatário e, além disso, é recomendável prestar atenção a certos pontos para ter uma viagem agradável com um automóvel alugado.

Os cuidados vão desde a escolha do seguro até o local de devolução do veículo. Veja a seguir 4 dicas para alugar um carro!

Requisitos para ser locatário

Para poder alugar um carro a pessoa deve ter 21 anos completos, possuir carteira nacional de habilitação (CNH) há pelo menos dois anos e não ter restrição de crédito ou, como se diz popularmente, “ter o nome limpo”. Essas exigências também valem para um motorista adicional no veículo.

Geralmente, a locadora ainda pede os documentos de identidade e de CPF, além de comprovante de residência do condutor principal. Os pagamentos, via de regra, são feitos em cartão de crédito.

Escolher qual modelo na hora de alugar um carro?

As locadoras dispõem de diferentes categorias de automóveis para atender aos clientes. Quase sempre não dá para escolher um tipo de carro específico, mas sim a categoria, como veículo popular compacto 1.0, com duas portas, ou sedan médio, com quatro portas etc. Leve em conta o número de pessoas que você vai transportar, a quantidade de bagagem, a distância do trajeto, além dos preços das diárias para fazer a melhor opção de custo-benefício. Algumas empresas também oferecem o serviço de motorista executivo.

Condições do aluguel

Antes de alugar um carro, é preciso saber que o locatário precisa cumprir algumas exigências. Uma delas é respeitar o que consta no contrato de locação. Por exemplo, é prática comum no mercado que o carro seja entregue pela locadora com o tanque cheio e seja devolvido pelo cliente da mesma forma. Além disso, é possível escolher o plano com quilometragem controlada ou livre. Fazer a reserva do carro com antecedência também pode garantir valores mais atrativos para quem vai alugar.

Mais um ponto importante diz respeito à entrega do veículo pela locadora e à devolução do carro pelo cliente. Algumas empresas oferecem pacotes de cortesia para levar o automóvel até o locatário, conforme uma certa distância. Avalie essa e outras comodidades antes de fechar o contrato. Lembre-se ainda de fazer uma inspeção no carro na hora de recebê-lo para devolvê-lo nas mesmas condições — confira itens básicos como documentação, macaco, triângulo, estepe, chave de roda e o aspecto da lataria.

Contratação da cobertura de risco

Alguns motoristas têm certa resistência para adquirir a cobertura de risco, principalmente aquela para terceiros, por acharem que isso seria um gasto a mais. Em geral, as locadoras dispõem de diferentes modalidades de cobertura, conforme a necessidade do cliente. Porém, se você fortrafegar por áreas muito movimentadas e por locais que ainda não conhece, é recomendável contratar a proteção mais abrangente, para poder viajar com tranquilidade.

Além disso, contar com assistência 24 horas para a eventualidade de algum contratempo com o carro também é interessante, afinal, você não vai querer estragar a sua viagem, não é mesmo?

Você tem o costume de alugar um carro, seja para trabalho ou lazer? O que leva em consideração na hora de escolher o modelo? Conte pra gente aqui nos comentários do blog!aluguel de carros brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>