aluguel carro cachoeiro itapemirim

3 motivos para conhecer Cachoeiro de Itapemirim

Destino ainda pouco explorado por viajantes brasileiros, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim tem muito a oferecer àqueles que resolvem visitá-la. Reunindo atrativos históricos, culturais e naturais, o município capixaba tem potencial para agradar a todos os tipos de turistas. Vamos conhecer 3 motivos para visitar Cachoeiro de Itapemirim.

História

cachoeiro de itapemirim

Fundada em 1890, a cidade conta hoje com uma população de cerca de 200 mil habitantes e está localizada na região sul do estado do Espírito Santo, a 139 km da capital, Vitória.

Um pouco de sua história pode ser conhecida pelo viajante por meio de visitas a pontos de interesse, como a Igreja Nosso Senhor dos Passos, que data de 1882, sendo a antiga matriz do município. Ainda no campo religioso, vale conhecer a Catedral de São Pedro.

Do ano de 1912 data o Palácio Bernardino Monteiro, edifício tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, hoje sede do poder municipal. Além de abrigar a prefeitura, o belíssimo espaço conta ainda com equipamentos culturais que oferecem aos seus visitantes exposições artísticas e culturais.

Quem quiser conhecer mais a fundo a história de Cachoeiro de Itapemirim pode visitar a Casa da Memória, localizada no centro da cidade. Outro edifício tombado, dessa vez destinado a abrigar o Centro de Atendimento ao Turista, onde todas as informações necessárias aos visitantes podem ser obtidas.

A antiga estação ferroviária da cidade, pela qual passava a linha que ligava o Estado do Rio de Janeiro e Vitória, foi convertida em Museu Ferroviário Domingos Lage. O prédio mantém as características originais da construção, datada de 1903. Ao visitante é permitido conhecer o acervo da atividade ferroviária no município, que conta com móveis, maquinário, fotos e documentos.

Por fim, a tradicional Fábrica de Pios, fundada por Maurílio Coelho em 1903. Marca registrada da cidade, a fábrica é a única na América Latina especializada na fabricação dos chamados pios artesanais, que reproduzem o canto de diversas espécies de aves.

Cultura

Teatro Municipal Rubem Braga

Para aqueles que pretendem realizar atividades culturais durante a passagem pela cidade, Cachoeiro de Itapemirim oferece algumas boas opções. A primeira delas é o Teatro Municipal Rubem Braga, onde são realizados espetáculos teatrais, de dança e música. E já que falamos em Rubem Braga, que tal conhecer a casa em que viveu o grande escritor, considerado o melhor cronista brasileiro de todos os tempos? Pois basta visitar a Casa dos Braga, que, além de peças e utensílios de Rubem, abriga ainda itens de seu irmão Newton, e de seu pai, Francisco Braga, primeiro prefeito da cidade.

A cidade conta, ainda, com um Museu de Ciência e Tecnologia, cujo principal atrativo é o acervo sobre a exploração do mármore e granito. Junto ao Museu temos a chamada Praça da Ciência, que, com seus 28 equipamentos, permite que os visitantes entrem em contato com experimentos de química e física.

Para terminarmos o passeio cultural, nada como uma visita à casa onde nasceu e viveu o filho mais ilustre da cidade: Roberto Carlos. Chamada de Casa de Cultura Roberto Carlos, o local onde nasceu o cantor é hoje um centro de memória. Tem em seu acervo fotos, quadros, discos e instrumentos musicais — um deleite para os fãs do artista.

Natureza

Cachoeira Alta Espírito Santo

Um dos destaques de Cachoeiro de Itapemirim é, sem dúvida, a rica diversidade natural existente no local. Um bom exemplo pode ser observado no Parque Natural Municipal do Itabira, excelente área para a prática de trilhas onde a vegetação de Mata Atlântica ampara as nascentes de córregos e rios. Outra boa opção é a Fazenda Cafundó, uma reserva particular de patrimônio natural também tomada pela Mata Atlântica onde o visitante pode observar animais como macacos, papagaios e até jacarés.

Outros locais interessantes no entorno da cidade são a Cachoeira Alta, com sua queda de 100 metros de altura e águas cristalinas, já no distrito de São Vicente; e a Pedra da Ema, formação rochosa encontrada no Distrito de Burarama, famoso pela tranquilidade, simplicidade e ótima culinária.

Como pudemos ver, o que não faltam são atrativos em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade está pronta para receber bem seus visitantes, oferecendo conforto e muita hospitalidade. Gostou de nossas dicas? Conhece a região e gostaria de sugerir mais algum ponto de interesse? Deixe suas opiniões!

Aluguel de carros Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>